MobileMerger

MobileMerger é uma ferramenta forense para a geração de relatórios do conteúdo extraído de dispositivos móveis. O MobileMerger combina vários relatórios de diversas ferramentas forenses em um único relatório customizável. Além disso, o MobileMerger checa e se possível repara dados incompletos ou corrompidos, gerando um arquivo de log das inconsistências encontradas.

O MobileMerger é uma ferramenta gratuita desenvolvida na Seção de Computação Forense do Instituto de Criminalística de Curitiba - Polícia Científica do Paraná, pelo Perito Criminal Alexandre Vrubel. A ferramenta funciona nos sistemas operacionais Windows e Linux.

O MobileMerger utiliza os relatórios em formato XML gerados por outras ferramentas forenses (tais como Cellebrite Physical Analyzer, Internet Evidence Finder e PhotoRec), combinando-os e produzindo um relatório consolidado em formato XeLaTeX. Este relatório resultante pode então ser compilado em formato PDF através de qualquer distribuição XeLaTeX (por exemplo, MiKTeX).

No momento, o MobileMerger roda apenas na linha de comando, mas uma interface gráfica está nos planos para ser acrescentada em breve.

Para a versão Windows, as seguintes dependências gratuitas precisam ser instaladas. Instruções de instalação encontram-se no arquivo "installation_guide.txt" no pacote do MobileMerger:
  • ImageMagick: Usado para gerar miniaturas dos arquivos de imagens. Ele pode ser baixado de http://www.imagemagick.org/script/binary-releases.php. É recomendado o uso da versão de 32-bits, Q8, DLL. A versão atual do MobileMerger foi compilada usando a versão ImageMagick-7.0.3-6-Q8-x86-dll.exe
  • FFMPEG: Usado para gerar miniaturas dos arquivos de vídeos. Ele pode ser baixado de https://www.ffmpeg.org/download.html
  • XeLaTeX: Usado para compilar o relatório intermediário em formato TeX para o relatório final em formato PDF. Em Windows, pode ser utilizado o pacote MiKTeX, que pode ser baixado de https://miktex.org/download
A versão atual do MobileMerger pode ser baixada aqui. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail alexandre.vrubel@policiacientifica.pr.gov.br.
Recomendar esta página via e-mail: