Acidentes de Trânsito

A Seção de Acidentes de Trânsito (S.A.T.) é composta por Peritos Criminais que trabalham em regime de plantão, atendendo solicitações da autoridade policial e judiciária, em casos de acidentes ocorridos em todas as vias públicas e que resultarem em óbitos no local, além de outros tipos de exames como danos em veículos, exames indiretos de locais de crimes de trânsito, exames de peças e componentes automotivos relacionados a eventos desta natureza. Entende-se por acidentes de trânsito eventos do tipo colisões, atropelamentos, capotamentos, tombamentos, abalroamentos, quedas e choques contra obstáculos fixos.

No local da ocorrência, os peritos criminais realizam um exame acurado e pormenorizado de todas as evidências relacionadas ao evento “visum et repertum”, objetivando identificar tecnicamente a forma pela qual o evento ocorreu e que fatores foram decisivos ou contribuíram para o resultado do acidente. Para tanto, estes profissionais se utilizam de equipamentos eletrônicos em seus levantamentos, realizando também medidas do local, fotografias e exames detalhados no cenário da ocorrência.

Posteriormente os “experts” procedem a uma análise técnica e minuciosa, que envolve o cruzamento de todas as informações relacionadas ao local, visando a estabelecer a dinâmica do acidente. Fazem parte do exame a posição de imobilidade dos veículos, das vítimas fatais e demais vestígios observados “in loco”, onde se incluem os sinais de frenagem, sulcos e ranhuras sobre o pavimento, fragmentos de componentes automotivos, entre outros. É de fundamental importância que se busque determinar, com absoluto rigor científico, o local onde eclodiu o evento e em que velocidade as unidades veiculares eram conduzidas na iminência do acidente. As condições meteorológicas e do pavimento, assim como a presença de sinalização ou não nas circunvizinhanças do local, são indispensáveis na análise do local e nas circunstâncias do evento. Ao final do trabalho, este profissional, após proceder a uma reunião acadêmica com outros colegas da seção, redige um documento oficial, denominado laudo pericial, que contém todas as informações coligidas do cenário do acidente e que são expressas de forma didática e fundamentada. Contém este documento um desenho técnico confeccionado em escala adequada do cenário do acidente, além de ilustrações digitais e informações elucidativas acerca do evento.

Com relação ao exame de danos em veículos a motor, compete aos peritos desta Seção descrever as características presentes nos veículos envolvidos, estabelecendo a orientação e o sentido da força aplicada e, se possível, o instrumento que deu origem àquele tipo de evidência, sempre buscando de forma técnica e científica relacioná-los ao acidente.

Em ambos os exames, sempre que possível, são realizados testes no sistema de freios, na direção e na iluminação dos veículos periciados.
A importância deste setor reside em estudar de forma científica a anatomia do acidente, sempre se ancorando nas leis imutáveis da natureza. A Seção conta com profissionais capacitados para trazer em seus trabalhos respostas a questionamentos feitos pelos operadores do direito, a fim de que, com esta modalidade de prova, possam subsidiar a justiça na correta aplicação da Lei

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Recomendar esta página via e-mail: