Seção Técnica de Londrina


Foi a primeira Seção Técnica a ser criada, o que se deu a 25 de junho de 1973, alocada em prédio próprio e localizada na rua Sergipe, 52. Por força de circunstâncias, a sede obrigou-se a mudar de endereço, cedendo seu espaço para a 10ª Subdivisão Policial, indo em 1983 para a Rua Pará, 2112 e posteriormente, em 1998, para a Rua Ohio, 144, onde permanece. 

A solenidade de inauguração da Seção Técnica de Londrina foi um evento marcante para o Município. Contou com a presença de Autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas, entre as quais o Prefeito Municipal José Richa, o Secretário dos Negócios da Segurança Pública, General Mário Carneiro Portes, o Diretor Geral da Polícia Civil, Dr. Antônio Lopes de Noronha, o Diretor do Instituto de Polícia Técnica, Dr. Arlindo Blume, o Delegado Titular da 12ª SDP, Dr. Zaratustra Maria Sobrinho e o Arcebispo da Diocese de Londrina, Dom Geraldo Fernandes e do Diretor do Instituto de Criminalística, Dr. Arlindo Blume. 

O empreendimento teve início em 1959, por ocasião de um encontro de Juízes de Direito e Promotores Públicos, no Fórum local.
O fornecimento de equipamentos técnicos para atendimentos de locais de crimes foi garantido graças ao convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e a Agência Internacional de Desenvolvimento, do Governo Norte-Americano, o “Ponto IV”.

O prédio construído com recursos do governo estadual, destinado ao Instituto, foi utilizado por outras unidades policias, protelando, desta forma, a instalação da Seção Técnica. Posteriormente, com a liberação de CR$ 300.000,00 (trezentos mil cruzeiros), foi possível a realização das reformas e adaptações necessárias para o funcionamento da Seção Técnica, na mesma edificação.
Seção Técnica de Londrina
Atualmente atende a 88 (oitenta e oito) Municípios e teve como Chefes, desde a sua inauguração, os Peritos Criminais Drs. Atlântido Klingelfus, Rubens Antônio Alves, Manoel Conceição, José Lauro da Silveira, Darci Dória de Faria e Daniel Felipetto.

Esta Seção, além das atribuições mencionadas no início deste tópico e dispondo de maior número de Peritos Criminais, passou a fazer exames de Química, Documentoscopia e Perícias Contábeis e tornou-se conhecida nacionalmente em razão de trabalhos de computação gráfica e tratamento de imagens, realizados a partir de 1995. 

Endereço:
Rua Ohio, 144
86020-530
Fones: 43 - 3324-3337 / 3324-9665 / 3324-9711
E-mail: icldbprot@ic.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: